sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Utilizando o photoshop


Por meio do photoshop tinhamos que representar o fluxo de pessoas, os diversos usos e a iluminação do local. A primeira foto à direita foi a base para desenvolver o meu trabalho que resultou na segunda foto.

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Tentando tratar as imagens...


Tinhamos que destacar nas fotos alguns pontos importantes da performance utilizando as ferramentas do photoshop.

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Lições para a vida!!!

O livro Lições de arquitetura de Herman Hertzberger tem como objetivo principal despertar uma mentalidade arquitetônica que capacite o aluno a fazer seu próprio trabalho. A obra faz uma relação sobre o espaço público e o privado e afirma que o arquiteto pode contribuir para o equilíbrio entre ambos.O autor também comenta sobre a forma, a utilização do espaço e as diferentes maneiras de interpretá-los. O livro é muito bom pois amplia a nossa visão sobre o mundo, chamando a atenção para detalhes esquecidos por alguns ou nunca visto por outros. Vale a pena ler e guardar essas lições!

domingo, 24 de agosto de 2008

Arte ou engano...


O texto Fotografia, photoshop, arte ou engano? (http://blog.uncovering.org/archives/2007/05/fotografia_phot.html ) de Benjamin Junior comenta a respeito da maneira como ele tirava suas fotos e dos limites no seu trabalho que atualmente são ultrapassados por meio do Photoshop.Várias tipos de máquinas e maneiras de registrar as imagens do mundo real foram criadas ao logo do tempo. Desde de os modos mais arcaícos, passando pelos rolos de filme até as máquinas que produzem a imagem digital.Todos esses modelos foram úteis para o aprimoramento da arte de fotografar. Mas a praticidade e a rapidez na obtenção da melhor foto é que atrai as pessoas no mundo atual. O photoshop amplia as maneiras de colocar em prática a criatividades, permitindo atingir o objetivo pelo qual a foto foi produzida. Porém devemos ter limites nas transformações e não deixar que o real seja totalmente apagado pela montagem virtual, tornando-se ilusão da realidade.

sábado, 23 de agosto de 2008

Outros meios de criar ...

A ordem do trabalho é que tinhamos que escolher um projeto, no site http://www.3xn.dk/ , e comentar a respeito do uso de certa tecnologia no processo de construção.

A Alsion foi criada por 3xn com a ajuda de outros profissionais e consiste na universidade da Dinamarca do sul, no parque de pesquisa confidencial, Forskerpark Syd, de uma sala de concertos e ainda de uma bilheteria DSB. Essas imagens mostram algumas partes computadorizadas do projeto do prédio e algumas são fotos dele já construído. Esse processo de construir antes virtualmente a imagem do edíficio no local, contibui para ter uma idéia mais clara de como seria executada a obra e o resultado final. De maneira tridimelsional obtém-se detalhes que não veríamos se o projeto estivesse apenas na prancha e ainda tem-se a vantagem de poder ver o interior do prédio, aumentando dessa maneira a capacidade do arquiteto e do engenheiro de chegar ao resultado esperado pelo cliente.

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Performance na Biblioteca da EA




A bilbioteca é um espaço público, devido a isto possui grande fluxo de pessoas (principalmente à tarde). O local se caracteriza por ter uma boa iluminação (lâmpadas frias), janelas grandes (permitindo a circulação do ar), piso de taco de madeira clara, pilares cilíndricos, prateleiras de vários tamanhos preenchidos por livros diversos. No ambiente predominam as cores em tons claros, que geram a sensação de tranquilidade e conforto. Possui também cores contrastantes em algumas paredes e pilares. A biblioteca, com suas regras e normas, acaba por delimitar e restringir o uso e a ocupação por seus usuários. Pensando nisso, fizemos a performance extrapolando este conceito, usando o espaço de maneiras que normalmente não experimentaríamos dentro desse local, com a liberdade para nos comportarmos de modo único.
Componentes do grupo:Ana Carolina, Ana Lorena, Ana Luisa, Anna Clara, José Antônio e Michelle

O trabalho foi interessante e divertido. Foi um pouco complicado ter que evitar o barulho em meio a um turbilhão de idéias (legais ou descartáveis) surgindas de um "falatório" em conjunto. Fomos também alvo de olhares repressores exigindo silêncio e outros procurando alguma explicação do que estava acontecendo. Mas tudo isso fez parte,de alguma forma, da contrução da performance e da ocupação do espaço. Para mim, várias maneiras de comportamento, em meio a busca de conhecimetos, foram representados em algumas partes da apresentação.

Nós executamos os movimentos em torno de uma prateleira baixinha perto de uma janela bem grande que permite a ventilação e a entrada da luz solar.Estavamos rodiados de livros, obras, esculturas e pessoas.



O que vem a ser performance????

A Performance é uma modalidade de artes visuais que, assim como o happening, apresenta ligações com o teatro e, em algumas situações, com a música, poesia, o vídeo.
Difere do happening por ser mais cuidadosamente elaborada e não envolver necessariamente a participação dos espectadores. Assim, como geralmente possui um "roteiro" previamente definido, é passível de ser reproduzida fielmente, em outros momentos ou locais. Como muitas vezes a performance é realizada para uma platéia restrita ou mesmo ausente, seu conhecimento depende de registros através de fotografias, vídeos e/ou memoriais descritivos. (fonte da definição:pt.wikipedia.org/wiki/Performance)


O tipo da performance solicitada na aula de plástica e expressão foi a Site Specific, ou seja,é a ocupação de um lugar incorporando-nos a ele de forma permanente ou temporária. Sendo assim, no nosso trabalho agimos como se fizessemos parte do lugar e dessemos vida a ele durante a apresentação temorária.

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Falando um pouco sobre Vik Muniz...

Vik Muniz nasceu no estado de São Paulo, formou em publicidade e atua como fotografo, desenhista, pintor e gravador. Constitui nos Estados Unidos uma carreira exemplar.Seu processo de trabalho consiste em compor imagens com materias, normalmente instáveis e perecíveis, sobre uma superfície e fotografá-la.São interessantes por serem feitas com matérias primas diferentes e inesperadas como lixo, açúcar,chocolate,terra, macarão e diamante. Sua obra também se estende para outras experiências artísticas como earthwork e as questões envolvidas no registro dessas criações.

Pinturas Feitas de chocolate







Imagem feita de lixo

domingo, 17 de agosto de 2008

Refazendo tudo....

INF. APLICADA A ARQUITETURA E URBANISMO
Neste trabalho reformulei as idéias presente na última postagem anterior.Utilizando os recursos do word representei de maneira diferente do usual uma boa arquitetura presente do centro de Caeté,a igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso. Uma boa obra arquitetônica para mim é rica em detalhes(grandes ou pequenos), cores e bem estruturada. Esta imagem faz uma referência a tipografia que significa :arte de criar tipos e caracteres.(Fonte do significado de tipografia: mini Aurélio- Ferreira, Aurélio).

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Tipografia

Nesta imagem, feita no word, tentei reproduzir uma obra arquitetônica do centro Caeté que sempre considerei como bonita, interessante e misteriosa. Pois é cheia de detalhes,cores e formas,e é dessa maneira que concidero uma boa arquitetura. Essa figura é um exemplo de tipografia.

Tipogfafia é a arte e o processo de criação na composição de um texto, física ou digitalmente.Em geral, o objetivo principal da tipografia é dar ordem estrutural e forma à comunicação impressa.(Fonte do significado: pt.wikipedia.org/wiki/tipografia )

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Caminho conhecido sob uma visão diferente


PLÁSTICA E EXPRESSÃO GRÁFICA
Essa imagem e uma sobreposição do mapa retirado do google sobre o caminho da minha casa até a escola de arquitetura. É um pouco díficil de fazê-la por não saber mexer no fotoshop e em mais algumas coisinhas no computador. Mas achei legal o trabalho.

domingo, 10 de agosto de 2008

Olimpíadas na China

As olimpíadas de Beijing na China impressionou a todos com sua beleza, sofisticação e com a criatividade dos chineses. Milhares de tambores soaram alto ao bater das baquetas que brilharam vermelhas no escuro. Alguns tambores iluminados fizeram a contagem regressiva da abertura dos jogos olímpicos do dia 8 do 8 de 2008. O espaço bidimensional e tridimensional foi utilizado quando os anéis olímpicos postos no chão passa a flutuar sobre ele. Apresentaram as grandes invenções dos chineses como o papel, a seda, a porcelana, a bússola e a pólvora. Muitos fogos de artifício inundaram céu de cores, alguns explodiram formando grandes pegadas. Um extenso papel, representando o pergaminho, se desenrola e logo uma pintura de aquarela é feita por bailarinos. Uma figura muito famosa de uma aquarela mostrando o sol, as montanhas e o mar é projetada no ar. Parte do chão se abre e tipos móveis de impressão organizam-se formando ideogramas chineses, pirâmides, ondas do mar, as muralhas da China e figuras abstratas.Deixando em dúvida se eram produzidas por humanos ou por máquinas. Mas no fim homens se apresentam como propulsores dos movimentos. Os chineses representaram a rota da seda e marítima por meio de imagens de barcos criadas com partes das imagens impressas em uma espécie de remos gigantes. Enormes pilastras com dragões dourados(simbolizando o poder,a força masculina) emergiram do chão. O pergaminho ficou furta cor simbolizando a passagem do tempo. Pularam a época de fome , a época em que a China sentiu-se humilhada por causa da Guerra do Ópio, mostrando apenas as maravilhas do país. Homens que se tornaram luzes ambulantes fomaram um grande pássaro no ninho(estádio). Uma menina "voando" soltou uma pipa criada pelos chineses no formato tradicional de andorinha. E os homens luzes formam juntos o estádio que parece um ninho. Painéis transparentes posicionados na vertical mostram figuras e efeitos, dando um toque de magia ao espetáculo. O astronauta flutuando pelo estádio nos faz lembrar que a China foi o terceiro país a mandar um homem para o espaço. A modernidade e a globalização são representados através do uso da tecnologia. O chão se abre novamente e um globo surge mudando sua aparência de planeta Terra para bola de fogo, bola verde, vermelha e depois mostra imagens olímpicas. Expressões infantis de todas as partes do mundo se abrem como flores no grande campo do estádio. A abertura das olimpíadas 2008 foi um grande espetáculo em todos os sentidos.